domingo, 10 de julho de 2011

Ligação do esporte com o meio ambiente



As questões ambientais estão no centro das discussões de governos e do cotidiano da sociedade. Cuidar do meio ambiente é estar preocupado com o bem-comum, segundo Luiz Rogério Mantelli, que é professor de Conservação de Recursos Hídricos e pesquisador do Núcleo e Agência Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo (Nuam). “Acredito que quando se trabalha com pesquisa na área de Meio Ambiente, todo seu esforço está voltado para o bem-estar comum da sociedade. Qualquer tipo de conservação, preservação ou recuperação de áreas naturais trará benefícios diretos e indiretos para a sociedade”, disse Luiz Rogério.

O Nuam conta com vários projetos de recuperação e conservação do meio ambiente, além de orientações sobre saneamento básico entre as populações carentes. Um deles é a Educação Ambiental do Bairro Cota 400, na Serra do Mar (SP). As ações são feitas pelos alunos e orientada pelos professores das áreas da Saúde e de Ecologia. A iniciativa visa diminuir o impacto causado pela população moradora do bairro Cota 400 no meio ambiente e orientar sobre a qualidade e conservação da água. “Devemos zelar pelo meio no qual vivemos e entendê- lo como um conjunto do qual somos integrantes. Qualquer alteração, de forma positiva ou negativa, será sentida por todos os integrantes do conjunto, como num simples sistema de feedback”, explica Luiz Rogério.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reciclagem dos livros


A reciclagem dos livros se localiza na reciclagem de papel. À diversos modos de reciclar um livro, o principal é a reutilização onde eles são revendidos em feiras conhecidas como “cebos”. Foi criada uma lei onde a deputada Eliene Lima, onde as editoras têm a obrigação de reutilizar 30% das páginas dos livros já não utilizados pelas pessoas. Segundo a estatística de 40% do lixo urbano brasileiro são papéis e 75% dos papéis circulantes no Brasil são reutilizados.

A reciclagem do papel possui duas grandes fontes o pré-consumo (recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor) e as para pós-consumo (geralmente recolhidas por catadores de ruas). De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição. Na Europa, o papel reciclado em escala industrial chega a custar mais barato que o virgem, graças à eficiência na coleta seletiva e ao acesso mais difícil à celulose, comparado ao do Brasil. O que importa é que esse tipo de reciclagem é a cada dia mais valorizado tanto no Brasil e tanto na Europa.

Vai e Vem totalmente ambiental


Feito de garrafa pet o clássico brinquedo vai e vem agora na vers~
ao reciclada. Sempre ajudando o Planeta.
Aprenda passo a passo:
1 - Corte ao meio as duas garrafas de refrigerante e encaixe uma na outra.
2 - Recorte faixas e estrelas de papel colorido e cole-as no corpo do brinquedo para decorá-lo.
3 - Passe os cordões de náilon pelo corpo do vaivém, como indica a foto. Não deixe que se cruzem.
4 - Encape as madeirinhas com papel camurça e enfeite-as com faixas de papel camurça e cola colorida.
5- Peça a um adulto que corte os rolos de papelão ao meio. Eles impedem que o vaivém bata na sua mão.
6 - Encape e decore os rolos com papel camurça e cola colorida.
7 - Passe fio pelos rolinhos e amarre cada uma das pontas numa madeirinha. Está pronto o brinquedo!

Atenção:

Independente da idade das crianças deixe a garrafa pet pronta, cortada. Para os menores deixe também o restante do material preparado e ajude na montagem.

O ciclo da reciclagem



A educação ambiental começa pelas crianças e jovens, para que se tornem adultos conscientes da importância de seu papel na preservação do meio ambiente. É o que está fazendo o Colégio Nossa Senhora das Dores na cidade de Itabira, no Vale do Aço, que implantou no início do ano letivo o projeto Reciclando materiais, Reciclando valores.

Sucata vira brinquedo


Brinquedos feitos à partir de PET e de outros materiais recicláveis. Resolvi reunir aqui, um pouco do que eu descobri, com direito até à passo a passo dos brinquedos, para ninguém dizer que não teve infância ou que não fez a infância feliz de uma criança, por falta de idéias.

Boliche reciclado




1 – Boliche. Os educandos com a ajuda da professora fazem montes de latas, recebem uma bola e de um determinado local tentam acertar e derrubar a pilha de latas rolando a bola. Este jogo com boliche recilado foi feito em um projeto em São Paulo.

Reciclando com Criatividade

http://www.youtube.com/watch?v=Cgsv6n7VM6U&feature=related
Infelizmente houve um problema e não pude botar diretamente o vídeo que é muito interessante, ele retrata resultados ocorridos de uma oficína em Minas Gerais. As obras foram apenas de materiais reciclados como garrafas pets e plástico. É como dissem Reciclar é arte !